domingo, 3 de dezembro de 2006

Ultima Ceia



A Santa Ceia envolve o tema da transubstanciação, realizado na transformação do pão em carne e do vinho em sangue, nesse rito, o homem demonstra ser fiel a cristo, simbolizando a necessidade de alimentar-se espiritualmente.
As idéias do Cristianismo, a vida de Jesus e diversas passagens bíblicas, sempre foram retratadas em pinturas e esculturas, sobretudo em tempos que a igreja era mantenedora de muitos artistas.
Muitas passagens bíblicas continuam sendo retratadas por artistas modernos e contemporâneos, que enfrentam o desafio de reinventar os temas religiosos e transmitir os sentimentos que os envolve.
A “Última ceia” retratada por Leonardo da Vinci, foi encomendada pelo Duque de Milão, Ludovico Sforza, e pintada na parede do refeitório do Convento dos Dominicanos de Santa Maria Delle Grazie, em Milão, entre 1495 e 1497 e tornou-se uma das imagens mais populares do mundo cristão, e certamente, uma das obras com o maior número de releitura.
Cabe aqui, discutirmos então, as relações transtextuais, conforme Genette “a hipertextualidade é um aspecto universal da literatura, não há obra que não evoque, de alguma forma, alguma outra. Nesse sentido, todas as obras seriam hipertextuais”.
A paródia é uma produção lúdica, e reside na retomada de um texto, trabalhando com novas e diferentes intenções daquelas com que foi criado por seu autor, retoma um texto conhecido para lhe dar um novo sentido ou mesmo desliga-lo de seu contexto original.

Uma outra forma de paródia, que se caracteriza por desenvolver textos de acordo com gosto e estilo de autores pouco aceitos, é vista por Genette como imitação estilística com função crítica ou ridicularizante. Essa paródia de aspecto caricatural recebe a denominação específica de pastiche.
Genette destaca também em sua classificação uma outra forma de hipertexto, a fantasia, produção satírica, que modifica o estilo, sem modificar o assunto.
Além da paródia e da fantasia, Genette propõe o termo transposição para as transformações sérias e o termo forgerie para as imitações sérias.

Tais termos apresentados nos possibilitam analisar a relação das diversas versões da “Última Ceia” que serão expostas aqui com o texto bíblico (objeto) ou com a obra de Leonardo da Vinci (a mais famosa interpretação do objeto).

Nenhum comentário: